quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pista de skate de Saltinho é irregular, aponta laudo da Federação Paulista


A pista de skate de Saltinho (SP), inaugurada há exato um ano, está inviável para a prática esportiva e coloca em risco a segurança dos skatistas, devido a erros no projeto. A afirmação é da Federação Paulista de Skate que emitiu um laudo técnico sobre o local em janeiro deste ano. A denúncia foi enviada para o Ministério Público (MP) em Piracicaba que abriu inquérito civil público para investigar o processo licitatório e a execução da obra.
“A pista de Saltinho tem muitas irregularidades, mas o principal problema é que a pessoa desce na lateral da rampa e encontra uma parede reta na frente. É bem perigoso e torna o esporte impraticável”, afirmou um dos responsáveis pelo laudo e proprietário de uma empresa especializada em pista de skate, Marcelo Carvalho Gomes.
Segundo ele, a Federação foi até a cidade fazer a inspeção depois que um praticante do esporte no local fez a reclamação. “Um garoto entrou em contato e pediu ajuda. Como a Federação presta esse serviço, fui acionado para ir até o local”, explicou Gomes, que é skatista há 25 anos. “Além de correr um grande risco de se machucar, a pessoa vai desaprender se treinar naquela pista”, enfatizou Gomes.
Irregularidades
Segundo o laudo técnico da federação, o projeto apresenta diversas falhas, tais como raios de inclinação fora dos padrões, piso mal acabado e trinca estrutural, causada por falta de malha de aço no interior do piso ou compactação de aterro mal executada. Além disso, o espaço físico seria incompatível com a inclusão das duas modalidades propostas (street e banks).
A conclusão do laudo aponta que “devido ao erro de projeto, foram construídas paredes impróprias em frente a rampas de descidas e de velocidade. Tal fato condena totalmente a parte central da pista que deverá ser demolida, descaracterizando a modalidade street. Sugerimos a reforma da pista para readaptação na modalidade banks”.
Reclamações
As dificuldades que a pista impõe foram sentidas por diversos skatistas da cidade e da região, que visitam municípios vizinhos para treinar em locais diferentes. “Não tem condições de praticar o esporte lá, porque a disposição dos obstáculos não é apropriada. Se alguém insistir, com certeza vai se machucar, ou então, logo vai desistir e ir embora, porque não conseguirá. Eu fui conhecer a pista e nunca mais voltei”, contou o piracicabano Daniel Diehl, skatista há 18 anos.
Investigação
A denúncia foi feita ao MP em agosto de 2011 pelo vereador Carlos Augusto Borges. “Eu recebi reclamação de skatistas da cidade e percebi que o local está sempre vazio, porque realmente não tem condições de uso. Então, eu decidi fazer a denúncia porque qualquer obra tem que ter serventia pública e esta não tem. É dinheiro público desperdiçado”, justificou o vereador.
O caso está com o promotor João Carlos de Azevedo Camargo que pediu ao Centro de Apoio à Execução (Caex), órgão técnico do MP, para fazer uma perícia no local e checar as denúncias. “Ainda não tem data para a perícia, pois é preciso fazer agendamento”, explicou Camargo.
Demolição

Há uma semana, a pista de skate de Saltinho passa por obras. Parte de sua estrutura foi demolida, mesmo antes que o processo no MP tenha sido concluído. Entretanto, segundo o engenheiro da Prefeitura de Saltinho, Antonio Carlos Silveira, a obra no local é apenas para fazer o conserto do piso que está trincado.
“A empresa está fazendo os reparos sem nenhum custo para o Executivo, conforme está previsto em contrato. Mas é só piso, não tem nenhuma mudança estrutural prevista”, garantiu Silveira. O engenheiro negou que a reforma feita tenha a ver com o processo no MP ou seja para corrigir falhas estruturais. “A Prefeitura nem pode fazer modificação”, afirmou. Sobre as falhas na pista, o engenheiro preferiu não se manifestar e disse que vai aguardar o parecer do MP.
Por: FPSK8

Nenhum comentário:

Postar um comentário